Conheça seis RPGs para quem quer jogar sem lutar
Nem todo RPG precisa de violência para ser divertido.
Por tradição, RPGs de mesa se concentram em combate ou têm no combate um fator-chave. Dungeons and Dragons e jogos semelhantes têm lutas como parte central da jogabilidade, onde os jogadores superam desafios, progridem na história e enfrentam chefes.
Jogos de terror, como Vampiro: a Máscara e Call of Cthulhu,
também têm o combate como um elemento importante. Enfrentar inimigos nesses
jogos pode ser arriscado, pois muitas vezes são extremamente poderosos,
exigindo cuidado e estratégia.
Para algumas pessoas, a experiência de jogo não precisa ter
o combate como foco para ser envolvente e interessante. Qualquer RPG pode ser
jogado sem combate, se assim o mestre desejar. Muitos RPGs focados em
narrativa, relacionamentos e histórias possuem sistemas que evitam lutas e
violência, destacando sentimentos, relacionamentos e resolução de problemas.
Apresentamos seis jogos que mostram que uma experiência de
jogo envolvente e imersiva pode ser alcançada sem combate.
An Altogether Different River
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Ryuutama
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Escrito por Atsushiro Okada, Ryuutama é um "RPG de
fantasia natural", focado em aventura, explorações e descobertas. Os
jogadores, chamados de "viajantes", exploram o mundo guiados por um
dragão, o "Ryuujin". O combate é mínimo e opcional. Os jogadores
resolvem problemas e concluem tarefas durante suas viagens. Está disponível
em pdf pela editora HUGIN-MUNIN.
Golden Sky Stories
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Escrito por Ryo Kamiya e Tsugihagi Honpo, "Golden Sky
Stories" é um jogo sobre cooperação, amizade e cuidado, além de ser um dos
meus jogos favoritos. Os jogadores são "Henge", espíritos animais com
poderes sobrenaturais, incluindo assumir a forma humana, que ajudam humanos em
uma cidade rural japonesa. As aventuras envolvem ajudar alguém com um problema,
fortalecendo relacionamentos e explorando sentimentos. O livro é ilustrado em
estilo mangá e inclui explicações sobre elementos da cultura japonesa.
Chuubo's Marvelous Wish-Granting Engine
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Criado por Jenna Moran, "Chuubo's Marvelous
Wish-Granting Engine" é projetado para aventuras de fantasia pastoral e
vida simples, lembrando filmes do Studio Ghibli e séries como Hora da Aventura.
O jogo se passa em uma cidade cercada por um vazio multicolorido, oferecendo
uma vida pacífica e muitas aventuras estranhas e intrigantes, com temas
diversos a serem explorados.
Fiasco
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"Fiasco", de Jason Morningstar, é um RPG para 3 a
5 jogadores que não requer preparação ou mestre de jogo. Inspirado em filmes
como Fargo e Queime Depois de Ler, os jogadores criam histórias de pequenos
golpes que deram errado. A jogabilidade envolve o estabelecimento e a resolução
de cenas, com resultados determinados pela rolagem de dados. Este é outro dos
meus jogos favoritos, que fora lançado pela Retropunk e que infelizmente não
licencia mais esse jogo. Mas com algum esforço você pode encontrá-lo em algum
sebo.
Everyone is John
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Desenvolvido por Michael Sullivan, "Everyone is
John" é um RPG de mesa único, onde cada jogador representa uma voz na
mente de John, competindo pelo controle de suas ações, guiando-o a cumprir suas
obsessões. John é uma pessoa simples, com poucas habilidades, dadas pelas vozes
em sua cabeça. O jogo é uma competição interna, onde o vencedor é aquele que
acumula mais pontos realizando suas próprias obsessões.
Esses jogos provam que é possível ter uma experiência de RPG rica e envolvente sem a necessidade de combate.
Sobre o Autor:
Formado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, além de alguns cursos aqui e ali sobre língua inglesa. Possuo um site / podcast para falar de música alternativa, faço umas músicas experimentais ruins e sou aficionado por RPG e jogos analógicos (vulgo jogos de tabuleiro). |
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