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Alice is Missing: para se jogar em silêncio

Um RPG Indie Que Rompe Paradigmas

Fonte: Divulgação

"Alice is Missing" é um RPG indie cativante que atraiu atenção por sua abordagem inovadora de narrativa e jogabilidade. Rompendo uma das convenções mais fundamentais dos RPGs, o jogo é realizado em completo silêncio, sem qualquer verbalização das ações dos jogadores.

Lançado em 2020 pela Renegade Studios e escrito por Spenser Starke, "Alice is Missing" é um jogo narrativo de mistério onde os jogadores assumem os papéis de amigos e conhecidos de Alice Briarwood.

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O jogo começa com o desaparecimento de Alice, uma estudante do ensino médio na pacata cidade de Silent Falls, no norte da Califórnia. Cinco jogadores interpretam os amigos de Alice e devem descobrir o que aconteceu com ela.

Os personagens principais são: Charlie Barnes, um amigo que se mudou após o divórcio dos pais e a última pessoa a enviar uma mensagem para Alice; Dakota Travis, o melhor amigo de Alice; Jack Briarwood, seu irmão mais velho; Evan Holwell, um admirador de Alice; e Julia North, sua namorada secreta. Cada personagem tem uma ligação especial com Alice e um segredo a ser revelado durante o jogo.

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Há cinco suspeitos do desaparecimento: Ryan Groggins, ex-namorado de Alice; Mr. Halvert, professor de história; David Nelson, o garoto popular; Bria Brown, o valentão; e CJ Wallace, o esquisito.

Um dos jogadores assume o papel de Facilitador, que apresenta a história e inicia as mensagens entre os participantes, que será Charlie. Este estabelece as regras do jogo, conhecidas como "linhas e véus", definindo o que é permitido ou não no jogo, como violência ou abuso e até onde as descrições podem incluir elementos que, para alguns, podem ser desagradáveis.

Para jogar, é necessário um celular para cada participante, um conjunto de cartas (inclusas no jogo ou adquiridas em PDF) e um cronômetro. Cada personagem possui uma carta de motivação, oferecendo uma razão para procurar Alice e sobre seus relacionamentos com os outros personagens.

O jogo é conduzido por mensagens de texto, onde os jogadores recebem informações do Facilitador sobre notícias, eventos e atualizações na investigação. O jogo dura 90 minutos, com pistas reveladas ao longo do tempo, orientando os jogadores sobre suspeitos e locais importantes. Nos últimos 20 minutos, os jogadores descobrem quem é o culpado e, nos últimos 10 minutos, o destino de Alice, que pode estar viva ou morta. Abaixo está um vídeo com o cronometro de tempo do jogo, com canções licenciadas de Message To Bears, Justin LaPointe, Paper Planes, Lonely Ocean, Glories, Be Still The Earth, This Patch of Sky, Greg McKay, C3NC, View, Doug Kaufman, Glories, Neon Ridge e Lane King.


"Alice is Missing" proporciona uma experiência imersiva e emocional, utilizando ferramentas de comunicação modernas para contar uma história de mistério e descobrir o destino de uma garota desaparecida. A tensão é construída através das mensagens e do tempo limitado e os jogadores precisam equilibrar seus relacionamentos, segredos e emoções enquanto buscam a verdade.

Ele oferece uma maneira inovadora de experimentar RPG, focando-se na narrativa. Em vez de combater monstros ou cultistas insanos, os jogadores resolvem um mistério e exploram seus relacionamentos.

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Apesar da inovação, o jogo não é tão acessível devido à falta de uma tradução para o português e ao custo relativamente alto da edição original. Isso limita o acesso para pessoas que não são fluentes em inglês ou que não possuem o material físico do jogo. No entanto, para aqueles que têm a oportunidade de jogá-lo, a experiência é extremamente gratificante.

Sobre o Autor:
Fabio Melo

Formado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, além de alguns cursos aqui e ali sobre língua inglesa. Possuo um site / podcast para falar de música alternativa, faço umas músicas experimentais ruins e sou aficionado por RPG e jogos analógicos (vulgo jogos de tabuleiro).

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