Header Ads

De l'ouverture à la fermeture: Da abertura ao encerramento dos jogos olímpicos de Paris 2024

De l'ouverture à la fermeture: Da abertura ao encerramento dos jogos olímpicos de Paris 2024.

Imagem Divulgação

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ocorrida no dia 26 de julho, foi um evento marcante e inovador. Ao invés do tradicional desfile de atletas dentro de um estádio, a cerimônia aconteceu ao longo do Rio Sena. Esta abordagem única permitiu que a cidade de Paris se tornasse o cenário central da celebração.

O evento contou com um desfile de embarcações que transportavam representantes dos países participantes, passando por vários pontos icônicos ao longo do rio. A cerimônia combinou elementos tradicionais com uma celebração da cultura francesa e da história olímpica. Além disso, a abertura incluiu apresentações artísticas e culturais que destacaram a criatividade e o espírito de colaboração dos Jogos Olímpicos.
Os momentos de destaque incluíram performances musicais e artísticas que ilustraram a rica herança cultural da França, além de um espetáculo de luzes e pirotecnia que encantou os espectadores. O uso do Rio Sena como palco principal foi uma maneira inovadora de integrar a cidade ao evento e oferecer uma experiência visualmente impressionante para o público global.


O evento contou com uma série de apresentações musicais de artistas renomados. Entre os destaques da cerimônia estavam:

Lady Gaga



Embora tenha definitivamente feito uma viagem encharcada pelo Sena, a chuva constante em Paris durante as luxuosas cerimônias de abertura das Olimpíadas de Verão de 2024 na sexta-feira à noite não impediu Lady Gaga de roubar a cena no início do espetáculo de quatro horas. E embora a impressionante versão de Gaga para "Mon Truc en Plumes" ("My Thing With Feathers") de Zizi Jeanmaire parecesse desviar das gotas de chuva, isso porque foi pré-gravado para evitar quaisquer problemas potenciais relacionados ao clima, de acordo com a coreógrafa e chefe de dança das Olimpíadas e Paralimpíadas Maud le Pladec.

Celine Dion



De pé na sacada da Torre Eiffel, com os anéis olímpicos afixados em suas laterais de ferro, a cantora de renome mundial Celine Dion fez uma serenata para mais de 300.000 espectadores, incluindo cerca de 6.800 atletas, em um retorno emocionante da doença .

Sua performance poderosa marcou a primeira vez que Dion cantou ao vivo desde que foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida em 2022. A rara doença neurológica causa espasmos musculares e rigidez no tronco e nos membros. Mais devastador para Dion, a doença também tornou difícil para a cantora canadense controlar suas cordas vocais.

Setenta e cinco anos antes da aparição de Dion em Paris 2024, outra cantora lendária, Piaf, cantou a canção cult pela primeira vez, com a mesma emoção crua em sua voz.

Gojira



Quando se trata de alegações exageradas de que seu conjunto explosivo de cerimônia de abertura das Olimpíadas de Verão de 2024 na sexta-feira estava de alguma forma em conluio com Belzebu. O vocalista Joe Duplantier disse à Rolling Stone que as sugestões de que seu conjunto de arregalar os olhos era "satânico" são simplesmente, bem, estranhas.

Além da visão de uma dúzia de Maria Antonietas decapitadas cantando junto enquanto colunas de fogo disparavam ao redor deles, Gojira foi acompanhado pela mezzo-soprano Marina Voitti, que flutuou na proa de um navio. Com alguns dias para deixar tudo absorver, Duplantier disse à RS que as coisas ainda estão parecendo um pouco "irreais". Ele descreveu ter recebido uma ligação do comitê olímpico e compositor da cerimônia de abertura Victor le Masne meses atrás e pensar que era uma chance remota de que eles acabassem na versão final porque a coisa toda soava "completamente irreal".

“A quantidade de pessoas que nos veriam ao vivo meio que eclipsou o momento. Eu não estava pensando no que seria porque era muito alucinante para pensar”, ele disse, observando que o Comitê Olímpico poderia ter escolhido um ato de hard rock global mais conhecido , como Metallica ou AC/DC para a honra. “Então a realidade do momento foi absolutamente alucinante de onde estávamos, lá em cima na Conciergerie e a vista que tínhamos do cenário e de todas as equipes olímpicas, passando em barcos. Foi bem surreal... Nós nunca nos consideramos a maior banda do mundo que seria digna de tocar nas Olimpíadas ou algo assim. É tão estranho. "

Phoenix, Air e Ezra Koenig



Passamos de uma performance artística melancólica para um show direto, com a famosa banda francesa Phoenix dando início aos procedimentos.
Os primeiros acordes icônicos de "Lisztomania" começam a ecoar noite adentro e, embora eles provavelmente não esperassem se apresentar literalmente a um metro de distância de um grupo de atletas segurando seus iPhones na frente do rosto, estas Olimpíadas foram cheias de todos os tipos de momentos inesperados.
Logo, eles se juntam à cantora belga Angele que, ao lado do DJ Kavinsky, toca uma música synthwave de baixa fidelidade antes de Phoenix voltar ao microfone, provavelmente preenchendo o espaço enquanto os voluntários tentam conduzir os atletas para fora do palco.




Depois de uma abertura orquestral, a música então termina como um hino glam-rock. É incrivelmente... americano.
Mas eles meio que fazem isso: finalmente, depois de horas de espera, Tom Cruise é visto na beirada do telhado e desce de rapel em um cabo até o chão.
Não é tão legal quando ele fez em Missão Impossível, principalmente porque ele está muito mais velho agora, parece um pouco assustado e meio que tropeça ao cair.
No entanto, ele é cercado por atletas assim que chega lá e tira muitas selfies enquanto caminha até o palco para pegar a bandeira olímpica, antes de pular em uma motocicleta e entrar no túnel abaixo do estádio.
Uma montagem de vídeo começa então, com Cruise saltando de um avião e avançando em direção à Terra antes de pousar e correr em direção às colinas de Los Angeles.



A trilha sonora do Red Hot Chili Peppers traz os atletas icônicos Kate Courtney (mountain bike), Michael Johnson (atletismo) e Jagger Eaton (skate), que pedalam, correm e patinam na bandeira olímpica pelos cenários icônicos de Los Angeles.



O Red Hot Chili Peppers fez uma aparição memorável do outro lado do oceano ao tocar seu single clássico de 2002, Can't Stop, na ensolarada Venice Beach, que fez parte do segmento de transferência em vista dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com Paris agora chegando ao fim.



Ele imediatamente dança Drop It Like It's Hot antes de se juntar ao rapper Dr. Dre no palco para uma versão PC de Smoke Weed Everyday, que estou agradavelmente surpreso que eles foram autorizados a tocar, e que eu sinceramente espero que seja incorporada em sua própria Cerimônia de Abertura daqui a quatro anos.



Billie Eilish fez uma apresentação na praia de “Birds of a Feather” durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas.

Vestida com um polo oficial do Team USA, Eilish foi acompanhada por seu irmão e parceiro criativo Finneas para a apresentação, que aconteceu em uma torre de vigia com vista para o oceano. Claro, a apresentação de Eilish vem em antecipação às Olimpíadas de 2028, que estão programadas para acontecer em sua cidade natal, Los Angeles. Eilish vem de Highland Park, um bairro no Eastside da cidade.
Eilish lançou mais recentemente seu terceiro álbum de estúdio, “Hit Me Hard and Soft”, em maio. Embora ela não tenha lançado nenhum single antes do lançamento do álbum, “Birds of a Feather” se tornou uma clara favorita, ganhando força no streaming e nas paradas antes de sua sugestiva canção “Lunch”.
ilish tem estado recentemente em um turbilhão promocional após o lançamento de “Hit Me Hard and Soft”. ​​Ela está se preparando para pegar a estrada em sua turnê internacional que começa em 29 de setembro em Quebec, com três datas esgotadas no Madison Square Garden de Nova York e no Kia Forum de Los Angeles. Eilish está programada para fazer uma pausa em dezembro após sua parte norte-americana da turnê antes de retomá-la em fevereiro para uma série de datas na Austrália e Europa. Ela também fez recentemente um dueto raro com Charli XCX no remix de “Guess”, marcando sua primeira colaboração em seis anos.



Sobre o Autor:
Danilo

Músico. Radialista. Editor de vídeo. Formado em gestão da tecnologia da informação pela FATEC de São Paulo.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.