Header Ads

Nosferatu, um filme clássico

Prepare sua água benta, alho, e seu crucifixo. Você vai precisar !!

Imagem Divulgação

Quando eu era criança, assistia a muitos filmes de terror, e desde então sou fascinada pelo universo dos vampiros. Nesta sexta-feira 13, lembrei do meu filme favorito: Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, ou simplesmente Nosferatu, o Vampiro. Esse clássico alemão de 1922 foi dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau e é uma obra-prima do cinema expressionista.

O filme é uma adaptação não oficial do romance Drácula, de Bram Stoker. Os produtores alteraram os nomes dos personagens e dos locais, pois não conseguiram autorização dos herdeiros de Stoker para adaptar a história. Mesmo assim, foram processados por violação de direitos autorais, e a justiça ordenou a destruição de todas as cópias do filme. Felizmente, algumas cópias sobreviventes foram preservadas e, após a morte da viúva de Stoker, o filme foi restaurado e pode ser apreciado até hoje.



Nosferatu é um filme mudo, protagonizado por Max Schreck no papel do enigmático Conde Orlok. A trama gira em torno de Thomas Hutter, um agente imobiliário que viaja à Transilvânia para tratar da venda de uma propriedade ao Conde. O que ele não sabe é que Orlok é um vampiro, e sua chegada à cidade de Wisborg trará morte e destruição, enquanto a jovem Ellen, esposa de Hutter, se prepara para fazer um sacrifício heroico para salvar sua comunidade.

A atmosfera sombria, o uso do contraste entre luz e sombras e a figura aterrorizante de Orlok fizeram deste filme um marco do horror. Mesmo sem diálogos falados, Nosferatu continua a causar impacto com sua estética e narrativa.

Nesta sexta-feira 13, não poderia deixar de recomendar este clássico do cinema. Se você, assim como eu, ama o gênero de terror, ou mesmo que não seja tão fã, Nosferatu é uma experiência cinematográfica imperdível.




Sobre o Autor:
Mário

Atriz, Performer, Dramaturga e Roteirista. Estudou interpretação Teatral(Unirio). Graduada em Produção Audiovisual(ESAMC). Apenas uma Artista que vende sonhos em dias cinzentos. E quando os dias não forem tão trevosos, ainda assim continuarei a vender meus sonhos!! Cores, abraços, afetos, lua em aquário...


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.