Coluna: Abzû, um jogo para relaxar a mente e mergulhar numa aventura espetacular
Abzû, junte-se a mergulhadora e explore oceano numa aventura espetacular.
Mergulhadora Abzû - Giant Squid Studios |
Abzû é um jogo de aventura desenvolvido pela Giant Squid Studios e publicado pela 505 Games. Foi lançado digitalmente em 4 de agosto de 2016 para Microsoft Windows e PlayStation 4, e, para Xbox One em dezembro do mesmo ano. E, posteriormente para Nintendo Switch em novembro de 2018. O jogo apresenta a jornada fantástica de uma mergulhadora explorando o oceano com interações que permitem a restauração da vida marinha por meio de fontes mágicas, a jogabilidade permite que ao jogador que navegue livremente em ambientes subaquáticos que incluem: águas abertas até cavernas naturais e ruínas antigas.
O desenvolvimento durou três anos e teve participação do diretor Matt Nava e o compositor Austin Wintory (ambos tinham anteriormente trabalhado no jogo eletrônico Journey de 2012 - este super aclamado pela crítica). O cenário marinho de Abzû é cativante, vibrante e tem uma profunda reação oposta ao deserto de Journey, inspirado pela paixão de Nava por mergulho. A história e os ambientes possuem foram influenciados diretamente pela mitologia suméria e do mito do oceano cósmico.
O jogador assume o controle de uma Mergulhadora que depois de acordar flutuando na superfície da água, é encorajada a explorar um vasto oceano de ambientes submersos cheios de plantas e vida animal. Sendo capaz de percorrer alguns ambientes terrestres fora d'água em certas áreas especificas. Com a progressão do jogo, é possível desbloquear novas áreas e segredos que estão por trás das forças que estão prejudicando a vida e o ambiente local. O jogo segue um caminho linear levando a diversas áreas que estão interconectadas e cheias de vida marinha.
Mergulhadora - Giant Squid Studios |
A movimentação da personagem através dos cenários pode ser feita usando o controle analógico ou teclado e mouse. Sendo possível interagir com o ambiente a fim de resolver quebra-cabeças e sentar em cima de pedestais dentro de cada área que lhe permitem observar os peixes ao redor. E, claro a Mergulhadora pode acelerar seu nado e interagir com a vida marinha por meio de sinos de sonar, além de agarrar-se a animais marinhos maiores e nadar com eles. Em cada área possui colecionáveis escondidos para serem encontrados, o que torna o jogo desafiador em determinadas ocasiões durante as três horas necessárias para completar o jogo.
O título do jogo vem da mitologia suméria, particularmente o mito da deusa do oceano Tiamat e o Deus de água doce Abzú unindo-se a fim de formar a vida; o motivo da escolha foi que mitos da vida terrestre e suas supostas origens em um oceano cósmico são um tema recorrente em várias mitologias pelo mundo. O título é formado pelas palavras sumerianas "ab" (água) e "zu" (conhecer). Percebe-se as influências do Oriente Médio também influenciaram a arquitetura de Abzû, possibilitando ferramentas ao jogador em seu progresso pelo jogo.
Mergulhadora e Baleias - Giant Squid Studios |
A música de Abzû foi composta por Austin Wintory (que também compôs a trilha sonora de Journey), desde o início com o objetivo de ser interativa e dinâmica em vez de baseada em faixas específicas. A instrumentação começou com apenas uma harpa como base, com Wintory inicialmente querendo usar apenas esse instrumento para toda a trilha. O coral foi adicionado em seguida, com mais instrumentações sendo colocadas até uma orquestra inteira ser incorporada.
Mergulhadora meditando - Giant Squid Studios |
Abzû é capaz de levar a uma nova transformação. da tela a querer estar em contato direto com o oceano, conhecer a vida marinha e aproveitar a vida, convido-os a jogar este fascinante jogo e apreciarem cada elemento, interação e também de conhecer uma nova forma de apreciar uma jogatina diferente, mesmo que linear, consegue ser surpreendente.
Confira o trailer:
Streamer afiliado na Twitch, produtor multimídia, amo jogos, livros de poesia e outros temas, principalmente os que são direcionados a estudos de imagem e fotografia. |
Comentários