BGS 2023: SUPER MARIO WONDER - Análise do Jogo
Nova aventura do bigodudo se entrega à loucura e criatividade como nunca!
O Estúdio Homies teve forte participação na Brasil Game Show deste ano, visitando diversos estandes e testando todos os jogos possíveis no caminho. Uma das paradas do estúdio foi no estande da Nintendo, ainda maior do que a edição do ano passado. Jogos tais como Super Smash Bros. Ultimate, Mario Kart 8 Deluxe, Detective Pikachu Returns, Horizon Chase 2 e muito mais estavam disponíveis para pequenas jogatinas do público.
Durante a BGS 23 no estande da Nintendo |
Através de uma sessão exclusiva para imprensa, o Estúdio Homies teve o prazer de testar aproximadamente cinco minutos do mais novo lançamento da Nintendo, Super Mario Wonder, levando como brinde um pôster em ótima qualidade do jogo. Se ainda há dúvidas que a Nintendo consiga inovar com a fórmula do Mario (estas que já deveriam ter sido abatidas após jogos como Super Mario Odyssey e a expansão Bowser's Fury), então essa nova aventura 2D do bigodudo e sua turma serve como a maior das garantias que Mario ainda consegue surpreender de forma inusitada, e acima de tudo, fantástica.
Com o tempo de demo disponibilizado para o estúdio, conseguimos jogar por completo as duas primeiras fases. Escolhemos jogar com o Luigi, porém vale notar que há diversas outras opções de personagens jogáveis, incluindo a própria Princesa Daisy, inclusão que surpreendeu positivamente os fãs. A base da gameplay segue bem a fórmula padrão dos jogos 2D da franquia: um level design retilíneo com cubos marcados por pontos de interrogação, inimigos possíveis de pisotear, e diversos canos que podem ou não lhe levar para passagens secretas.
Por mais que tudo pareça familiar, há diversos detalhes que marcam o jogo como extremamente vívido e criativo, tal como o cenário ainda mais bonito que o normal para os jogos 2D do Mario, e os NPCs que conversam e reagem a certas ações suas sem interromper o flow da jogatina. Também há novos power-ups que elevam a potência do jogador a novos horizontes, como a possibilidade de se tornar um elefante. Esse power-up permite que o jogador avance com tudo em velocidade e destrua tudo à sua frente, algo extremamente legal. Inclusive, a segunda fase gira em torno de inimigos fugindo do jogador enquanto seguram um item, e por mais que eles possam ser derrotados normalmente, usar o elefante e avançar com tudo se prova como uma experiência super imersiva e, acima de tudo, divertida.
O jogo também inclui a possibilidade de customizar sua gameplay com um bônus de sua escolha. Antes de iniciar a fase, o jogador pode selecionar, caso desbloqueados, um atributo que lhe beneficia de uma forma ou de outra, seja um pulo de maior altura ou a garantia de iniciar a fase já com um cogumelo. Além disso, diversos coletáveis em formas de moedas roxas se encontram espalhados pelo mapa, alguns até escondidos em locais dentro dos canos.
Contudo, o que mais marca Super Mario Wonder, além da criatividade no level design (ao menos nas duas fases testadas), na interatividade e nas adições de gameplay, seria sua ousadia em experimentar com uma estética completamente fora do imaginado. Enquanto joga uma fase, você pode encontrar uma Flor Fenomenal, que quando alcançada pelo jogador, lhe leva a uma versão completamente distorcida da fase em que está. O cenário se transmuta em loucura: os canos se rastejam como minhocas, moedas roxas aparecem em abundância, canos enfileirados sobem e descem lhe lançando para cima junto da água transbordando deles... enfim, uma criatividade visual sem igual. No fim de cada uma dessas "fases distorcidas", o jogador pode encontrar uma Semente Fenomenal, mais um coletável do jogo, que marca o fim dessa distorção e o retorno à fase original.
O que mais acaba surpreendendo nessa experiência toda é que se trata somente das duas primeiras fases iniciais. Foram cinco minutos de jogatina, e mesmo assim, a criatividade que o jogo exalou foi extrema. São poucos os jogos que conseguem cativar, convencer e vidrar em tão pouquíssimo tempo, e certamente Super Mario Wonder está incluso nessa lista. E se o jogo consegue brincar tanto com seu mundo, seu level design e sua loucura com facilidade, então pode apostar que as duas primeiras fases mal são a superfície do que este jogo trará.
Com localização em português brasileiro já confirmada pela Nintendo, Super Mario Wonder lança exclusivamente para o Nintendo Switch em 20 de outubro de 2023. Já sei que vou garantir minha cópia, e você?
Editor de vídeo, roteirista, compositor de trilhas sonoras, desenvolvedor de jogos e aspirante a diretor de cinema. Também fã número um do Sonic e de Steins;Gate nas horas vagas. |
Comentários