Header Ads

Novela "A Metamorfose" de Franz Kafka

Saiba tudo sobre este clássico do autor Franz Kafka.

Imagem Reprodução

    "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto". Com essa primeira frase que o leitor é apresentado a história de Franz Kafka, A Metamorfose. Gregório era um caixeiro-viajante, que não gostava de seu trabalho e muito menos do seu chefe. No entanto, uma dívida familiar lhe obriga a manter o trabalho para sustentar os pais e a sua irmã mais nova. Até que um dia ele acorda atrasado para pegar o trem e se vê metamorfoseado em um inseto gigante. A sua primeira preocupação não é o fato de ter se transformado em um animal repugnante, mas sim de estar atrasado para o trabalho e não conseguir sair da cama devido a sua nova forma. A sua luta para levantar é angustiante e se torna ainda pior quando o gerente da empresa vai até a sua casa por causa do atraso.

    O que segue é a luta de Gregório para acalmar o gerente e a sua família, enquanto tenta levantar da cama e abrir a porta do quarto. Mesmo ele sendo um inseto gigante, não se preocupa muito no que se transformou, mas em convencer o gerente que está tudo bem. Ele tenta convencer a todos que sofreu um pequeno contratempo, mas agora já está pronto para ir trabalhar. Nesse meio tempo, sua voz se transforma em ruídos. Sem conseguir se comunicar com Gregório, a família fica ainda mais preocupada e chama um médico e um marceneiro para destrancar o quarto. Antes mesmo da chegada de ajuda, o protagonista consegue abrir a porta e vai logo de encontro ao gerente para dar uma explicação sobre seu atraso sem se importar com a sua estranha aparência. A visão que eles têm de Gregório assusta a todos, o gerente foge devagar, sua mãe quase desmaia. O único que toma alguma atitude é seu pai, que sacudindo uma bengala, expulsa o filho de volta para o quarto. A vida de Gregório passa a ser no quarto, sua irmã lhe alimenta e mantém o quarto limpo por algum tempo.

    Kafka vai mostrando como o relacionamento de Gregório passa a ser complicado com a família. A transformação de Gregório pode ser uma metáfora de um fardo familiar, como filhos que desprezam os pais em idades avançadas ou profissionais que não conseguem emprego depois de certa idade. Antes de virar um inseto, ele era um homem comum, conformista e sem anseios de ascensão social. Ele vivia na privacidade dele, mas sustentava a sua família, que pareciam mais 'parasitas'. Quando acontece a metamorfose, os 'parasitas' se revoltam.

    Gregório agora é um parasita metamorfoseado, que tenta retornar à forma humana, mas ele passou a ser um estranho no meio familiar, um enorme inseto. O pai dele é uma figura punitiva. Até a irmã, que no início é solidária, se desumaniza quando começa a trabalhar para manter a família, lhe substituindo. Na adaptação do livro para o cinema de A Metamorfose, em 2002, o diretor russo Valery Fokin tomou emprestada a cena inicial do conto Blumfeld, um solteirão de mais idade, também escrito por Franz Kafka.

    Essa cena mostra o cuidados rotineiros do protagonista neurótico obsessivo compulsivo antes de se deitar, para ilustrar a noite que precede a transformação do Samsa em um inseto monstruoso. Na visão do diretor, o Blumfeld de hoje, apesar de mais velho, é o Samsa de amanhã. Nessa novela de Kafka, Gregório é vítima de uma vida num mundo em que não faz sentido.



Sobre o Autor:
RibamarBacharel em Letras pela UECE- Universidade Estadual do Ceará e pós-graduando em Comunicação e Linguagens pelo Centro Universitário UniFanor Wyden. Gosta de escrever sobre livros, filmes, séries, minisséries e telenovelas.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.