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Como surgiram os RPGs eletrônicos japoneses?

Conheça mais sobre o nascimento desse gênero fantástico.

Fonte: Divulgação

Se você já jogou títulos como Final Fantasy, Zelda, Secret of Mana ou Chrono Trigger, provavelmente percebeu como esses jogos se tornaram febre no ocidente, especialmente na era do SNES e do Playstation. Esses são os chamados Japanese Role Playing Games ou simplesmente JRPGs e neste texto vamos adentrar na curiosa origem desses jogos.

Um JRPG é um gênero que nasceu no Japão, misturando influências ocidentais com mitos e narrativas tipicamente japonesas. Está sempre em evolução, incorporando elementos de outros tipos de jogos, como adventures e visual novels, além de outros gêneros constantemente incorporarem suas características, como o metroidvania.

Para entender a origem dos JRPGs, precisamos voltar no tempo. Em 1977 foi lançado Dungeons & Dragons (D&D), o primeiro jogo de RPG de mesa do mundo. Inicialmente enfrentaram resistência e sendo rotulados como "jogos do diabo" em virtude do pânico satânico criado nos EUA por pessoas e entidades ligadas à religião e, mesmo assim, esses jogos rapidamente se popularizaram, oferecendo momentos de lazer e confraternização.

Dungeons and Dragons é muito influente para a concepção de muitos jogos eletrônicos. Fonte: Divulgação

Com o sucesso de D&D e a popularização dos computadores domésticos, não demorou para que os conceitos deste jogo fossem adaptados para os jogos eletrônicos. Dungeons & Dragons forneceu o modelo básico, com sistemas de turnos para organizar as ações e os ataques a e progressão de personagens ao longo da história. Contudo, o foco das versões eletrônicas fica restrito a uma experiência individual, ao contrário de suas contrapartes analógicas.

Os primeiros RPGs para computadores, como Dungeon de Don Daglow e dnd de Gary Whisenhunt e Ray Wood, revelaram o potencial desse formato, embora fossem inacessíveis para a maioria das pessoas devido ao alto custo dos computadores da época, uma vez que surgiram quando ainda não se tinha em mente a possibilidade dos computadores serem usados em casa. Dungeon (1975-1976) foi inspirado em D&D e inovou ao implementar gráficos em linha de visão e IA para NPCs. Já dnd (1974-1975), desenvolvido para o sistema PLATO, sistema usado em universidades principalmente para a educação, introduziu conceitos importantes, como chefes de fase.

Fonte: Divulgação

Apesar dessas inovações, foi com o lançamento de Ultima (1981), criado por Richard Garriott, que o gênero deu seus primeiros passos e ficara mais parecido com o que conhecemos. O jogo foi elogiado por sua vasta exploração e personagens interativos. Paralelamente, Robert Woodhead e Andrew C. Greenberg desenvolviam Wizardry, um dungeon crawler focado em combate e exploração de masmorras, que se tornou popular por sua estrutura desafiadora.

Esses jogos logo chegaram ao Japão, inspirando títulos como The Tower of Druaga (1984), Mugen no Shinzou (1984) e Dragon Quest (1986). Este último, criado por Yuji Horii e lançado pela Enix, estabeleceu as bases temáticas e mecânicas dos JRPGs, com sua narrativa envolvente, personagens memoráveis e um sistema de combate acessível e mais intuitivo. O sucesso foi tanto que gerou um fenômeno cultural no Japão, resultando na "Lei do Dragon Quest", que regulava os lançamentos para evitar que jogadores faltassem à escola ou ao trabalho.

Outro marco na história dos JRPGs foi Final Fantasy (1987), criado por Hironobu Sakaguchi e lançado pela Square. Concebido como o último projeto da empresa, o jogo se tornou um sucesso estrondoso, estabelecendo novos padrões em narrativa, desenvolvimento de personagens e combate em turnos, solidificando o que se espera de um JRPG.

A importância da franquia Final Fantasy também permitiu que o gênero não ficasse restrito apenas ao Japão, com versões traduzidas em inglês para o Super Nintendo. Com esse sucesso, muitos outros jogos seguiram o mesmo caminho, como Phantasy Star (tentativa da SEGA de se popularizar no gênero), The Legend of Dragoon, Chrono Trigger, Xenogears, Lufia e Star Ocean, que brilharam no Super Nintendo e no Playstation.

Contudo, levou muito tempo para os ocidentais entrarem de cabeça no JRPG. Ainda eram um jogo de nicho, com um público menor e cativo, uma vez que entre os anos 1980 e 1990, os jogadores de console americanos, europeus e, por que não, brasileiros, davam preferência a títulos com mais ação.

Na metade dos anos 1990 isso mudaria, com a chegada de Final Fantasy VII. Mas isso é uma história para um outro texto.


Sobre o Autor:
Fabio Melo

Formado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, além de alguns cursos aqui e ali sobre língua inglesa. Possuo um site / podcast para falar de música alternativa, faço umas músicas experimentais ruins e sou aficionado por RPG e jogos analógicos (vulgo jogos de tabuleiro).



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