Em 2024, o filme se tornou o primeiro anime a vencer o Globo de Ouro de Melhor Animação.
Divulgação
O Menino e a Garça é um filme de animação japonês lançado em 2023, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. A animação é produzida pelo Studio Ghibli, conhecido por outros sucessos como Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro. O título é inspirado no romance de 1937 de Genzaburo Yoshino "How Do You Live?". O longa é uma fantasia semiautobiográfica de Hayao Miyazaki sobre vida, morte e criação, em tributo à amizade.
O filme conta a história de Mahito Maki (Soma Santoki), um menino de 12 anos, que foi forçado a sair de sua cidade natal depois de perder a mãe durante a Segunda Guerra Mundial. Ele luta para se estabelecer em uma nova cidade após a morte de sua mãe. No novo lar, Mahito é levado em uma aventura fantástica até o lar de uma misteriosa garça cinzenta e falante. Quando a garça conta para Mahito que sua mãe ainda está viva, ele entra em uma torre abandonada em busca dela, o que a leva para outro mundo.
A animação "O Menino e a Garça", que levou a estatueta de Melhor Animação no Oscar 2024, estará disponível para ser assistida na Netflix a partir de 7 de outubro.
HAYAO MIYAZAKI AND THE HERON
Um documentário sobre o aclamado diretor Hayao Miyazaki, e a produção do filme O Menino e a Garça, chegou ao serviço streaming MAX dos Estados Unidos. O documentário estreou no Festival de Cannes 2024 e foi aclamado por mostrar os setes anos de criação e produção da animação. Hayao Miyazaki and the Heron é um documentário de duas horas, sendo um registro da colaboração do cineasta com o produtor Toshio Suzuki, e direção assinada por Kaku Arakawa.
Hayao Miyazaki and the Heron traça um paralelo entre o homem e sua obra. Kaku Arakawa examina a concepção do filme de perto, explorando suas armadilhas e epifanias. Desfrutando de um relacionamento próximo com o cineasta, ele nos convida a observar não apenas os estúdios, mas o próprio Miyazaki. Ao fazer isso, ele aborda uma série de tópicos profundos e fascinantes, incluindo a sua curta aposentadoria, problemas de memória e luto após o falecimento de Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli.
Kaku Arakawa também passou um tempo com o criador de Totoro, Chihiro e Ponyo nos anos 2000 por 10 Years with Hayao Miyazaki (2019). Esta série de quatro partes contou a história de um workaholic enterrado profundamente na criação de personagens e revelou o homem por trás do talento. Com Arakawa, Miyazaki abordou – reservada e filosoficamente – suas dúvidas, seu relacionamento com seu filho e sua perspectiva sobre o passar do tempo.
Confira o trailer-teaser:
Sinopse do documentário: Hayao Miyazaki and the Heron é um documentário de duas horas que narra a produção de The Boy and the Heron , filmado com acesso exclusivo ao Studio Ghibli ao longo de sete anos surpreendentes. É também um registro da colaboração entre o cineasta Hayao Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki enquanto eles realizam uma dança intrincada de engano e amizade, espelhando a de Mahito and the Heron, enquanto Suzuki empurra Miyazaki cada vez mais para dentro de sua criatividade, finalmente entregando uma obra-prima sem precedentes.
O documentário ainda não possui data de estreia no Brasil.
Sobre o Autor: Bacharel em Letras pela UECE- Universidade Estadual do Ceará e pós-graduando em Comunicação e Linguagens pelo Centro Universitário UniFanor Wyden. Gosta de escrever sobre livros, filmes, séries, minisséries e telenovelas.
Comentários