Header Ads

Coluna: Speed Racer

Speed Racer, o anime que conquistou fãs no mundo inteiro.



Imagem Divulgação

Antes mesmo de ter a oportunidade de conhecer os mangás e animes originais do Japão, eu costumava assistir a muitos desenhos japoneses quando era criança. Entre eles estavam Super Dínamo, Fantomas, Guzula e o que eu mais amava: Speed ​​Racer.

Speed ​​Racer, juntamente com seu carro, o Mach 5, era considerado o carro mais poderoso da história. Tudo começou com o mangá criado por Tatsuo Yoshida, em abril de 1967, no Japão. A história girava em torno do piloto Go Mifune, que ficou mundialmente conhecido como Speed ​​Racer. O anime estreou no Japão em abril de 1967, com o nome da série Maha Go Go Go, produzido pela Tatsunoko Production.

O protagonista tinha o nome de Go Mifune em homenagem ao ator japonês Toshiro Mifune, um dos maiores atores do Japão, famoso por protagonizar "Os Sete Samurais" em 1954. O mangá foi destinado ao público entre 12 e 18 anos, e foram lançados dois volumes entre junho de 1966 e maio de 1968. Após um ano, o mangá ganhou sua adaptação em animação, intitulada "Maha Go Go Go".

O título original, "Go", significa cinco em japonês, e é por essa razão que a letra G está presente na camisa de Speed ​​ Racer. Já "Maha" é como os japoneses pronunciam "Mach", que é a unidade de medida da velocidade do som. O número cinco na lateral do carro representa o quinto carro desenvolvido por Pops, o pai de Speed ​​Racer.

Em 1968, o desenho foi exportado para os Estados Unidos e o personagem passou a se chamar Speed ​​Racer, assim como todos os outros personagens tiveram seus nomes ocidentalizados. O  desenho alcançou diversos países, incluindo o Brasil, onde foi exibido na TV Tupi, TV Record, MTV, Cartoon Network e, mais recentemente, Boomerang.

A história gira em torno do jovem piloto chamado Go Mifune, que posteriormente recebeu o nome de Speed ​​Racer. Sua equipe era composta por seu pai, Pops, um engenheiro que projetava carros para proteger seu filho; seu irmão mais novo, Gorducho; o chimpanzé Zequinha; sua namorada, Trixie; o mecânico Sparky; e o misterioso Corredor X.

Durante as corridas, Speed ​​Racer e sua equipe sempre se envolvem em situações perigosas, seja por causa de pilotos desonestos ou devido a acidentes e armadilhas dos competidores. Seus maiores rivais eram a equipe acrobática e o carro mamute. As corridas eram em lugares inóspitos, como desertos e selvas, e houve até uma corrida dentro de um vulcão.

No enredo, havia um personagem intrigante conhecido como, o Corredor X, que na verdade era o irmão de Speed ​​Racer. Após um grave acidente e uma discussão com seu pai, ele fugiu de casa e assumiu a identidade do Corredor X. Nessa nova persona, atuava como um agente especial, sempre protegendo seu irmão.

A verdadeira identidade de Corredor X só foi revelada nos últimos episódios, criando um suspense envolvente ao longo da série.

Em 2008, o filme Speed ​​Racer foi dirigido por Lilly e Lana Wachovski.




Speed Race, o Filme, dirigido por Lilly e Lana Wachovski


Speed Racer, o filme


O CRIADOR

 


Tatsuo Yoshida, O criador de Speed Racer. Fundador do Tatsunoko Studio, Tatsuo Yoshida foi um dos pioneiros dos animes (os populares desenhos animados japoneses).


OS PERSONAGENS


Imagem Divulgação



Speed Racer(Go Mifune) Tem 18 anos e é o piloto do incrível Mach 5, um carro de corrida capaz de livrá-lo de muitas armadilhas.



Gorducho (Kunio) e Zequinha (Chim Chim) Irmão de Speed e Rex, tem 7 anos e está sempre por perto do irmão, já que seu esconderijo preferido é o porta-mala da Mach 5. Acaba se metendo em muitas confusões ao lado de seu Chimpanzé de estimação Zequinha.



Trixie (Michi Shimura). É namorada de Speed e, assim como ele, tem 18 anos. Pilota helicópteros na equipe do Mach 5 e também está sempre  apostos a livrar Speed dos perigos que se envolve.



Pops Racer (Daisuke Mifune). Pai de Speed. Trabalhava em uma equipe de corrida, foi demitido e decidiu montar seu próprio time. Idealizou e montou o Mach 5. É o cérebro da equipe por trás de muitos engenheiros.


 

Rex, o Corredor X (Kenichi). Seu verdadeiro nome é Rex. Ele é irmão de Speed. Fugiu de casa quando sofreu um acidente em uma corrida e seu pai não queria mais vê-lo nas pistas. Mesmo sem se identificar, o Corredor X está sempre por perto para livrar Speed dos perigos nas corridas. É agente da Interpol. Seu carro se chama Estrela Cadente.


Sparky ( Sabu ) Irmão de Speed e assistente de Pops Racer. Mecânico de muitas habilidades, ele herdou o estilo e o talento paterno.



Mamãe (Aya Mifune). É a principal torcedora da equipe da família.


O MACH 5

 


O Mach 5 sempre foi o sonho de todos o meninos e de muitos adultos até hoje, eu mesma imaginava dirigir um carro como esse. Pelo menos nos planos dos sonhos.

Recentemente foi lançado um modelo do Match 5, que é o Corvette 1979 Mach 5, faz parte de um lote de carros, que estão sendo vendidos,  uma loja especializada em veículos antigos, Classic Auto Mall , o modelo custa US $$ 86.900, algo em torno de 439.000,00. Continua a ser o carro dos meus sonhos de menina .


UM PEQUENO RAIO X DO MACH 5 

 

Via Super Abril





O que cada um dos botões do volante do Mach 5 acionava:

 

A - Autojack: Os macacos automáticos não apenas suspendem o carro para manutenção e reparos. Se acionados com o carro em movimento, permitem que o veículo salte. O ruído "chyok chyok..." é inconfundível.

B - Belt tire: Uma cinta que envolve cada pneu, permitindo rodar em terrenos escorregadios.

C - Cutter: Duas serras horizontais que se projetam para a frente, podendo abrir caminho entre árvores.

E - Evening eye: Faróis poderosos para uma boa visão noturna.

D - Defenser: Cobertura superior da cabine à prova de balas, também veda o carro por completo.

F - Frogger: Periscópio e reserva de oxigênio para incursões submarinas.

G - Gizmo robot: Dispara o pombo-robô, um mensageiro útil para apontar a localização do Mach 5.


Eis o modelo do Match 5, que está a venda 

 





Sobre o Autor:
Silvia

Atriz, Performer, Dramaturga e Roteirista. Estudou interpretação Teatral(Unirio). Graduada em Produção Audiovisual(ESAMC). Apenas uma Artista que vende sonhos em dias cinzentos. E quando os dias não forem tão trevosos, ainda assim continuarei a vender meus sonhos!! Cores, abraços, afetos, lua em aquário...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.