Header Ads

Mega Man X: conheça a versão 'adulta' do robozinho azul da Capcom

Mega Man X foi o respiro certo enquanto a criatividade esteve presente na série.

Divulgação

A série Mega Man fez parte da infância de gerações e, infelizmente, não teve um rumo feliz nas eras modernas dos games. O sucesso do robozinho azul foi tanto que ele gerou diversos futuros paralelos, com suas próprias histórias, vidas e fã mais dedicados. Entre elas temos X, ou, Mega Man X, a melhor franquia dele segundo a minha opinião. Vamos conhecer o Mega Man "adulto" em cinco tópicos.

O pai de Mega Man


 

Keiji Inafumi (稲船 敬二) é tido como o pai do Mega Man, afinal, o designer e ilustrador trabalhou na Capcom como Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de Negócios e acabou ajudando na criação do visual do Mega Man. Apesar de ter participado de outros grandes jogos como Onimusha e Dead Rising.

Inafume foi o responsável do projeto Rock Man, nome original no Japão, como chefe dos artistas e acabou criando o visual do azulzinho, visual pixel art e a logotipo do projeto que visava explorar o, até então, desconhecido Nintendinho.

Mega Man X vive em um futuro distante 


 
A história da saga X se passa nos longínquos anos de 21XX (será que nessa época, alguém comentará esse post?) onde vemos o Dr. Cain encontrar os escombros do laboratório do Dr. Light e em perfeito estado, para sua surpresa, estava intacta a capsula de diagnósticos um projeto chamado X.

Mega Man X foi a obra do Dr. Light com o maior risco 50/50 possível, afinal, ao conseguir criar um robô capaz de tomar suas próprias decisões (e possivelmente ignorar algumas, ou todas, leis da robótica) ele teria dado a humanidade um grande protetor, ou o seu destruidor. Deu bom, porém...

Reploids e Mavericks



Ignorando todos os avisos da cápsula o Dr. Cain estudou a fundo o Mega Man X e acabou conseguindo replicar o projeto com novos robôs conscientes. Esses foram chamados de Reploids e tudo ia até que bem, mas, um belo dia as coisas começaram a desandar.

Reploids começaram a se rebelar contra Dr. Cain e, estes que se tornaram maligos, se denominaram Mavericks. Depois vamos descobrir que o motivo da maldade deles é um vírus do Dr. Willy, completando a rivalidade dos "chegados" nessa era também.

X é a evolução perfeita do Mega Man



 
Tudo isso, e o próximo tópico, nos leva a ver como Mega Man X é uma evolução natural e até perfeita (pra mim). O Mega Man clássico tem seus momentos de emoções, reflexões e afins, porém, é inegável que a vibe maior é a alegria e leveza. Isso até se reforça ao vermos aliados como Roll (a sua irmã e que formam a dupla Rock and Roll), os robôs animais como Rush (cachorro deles), Bird e outros.

Nesse futuro apocalíptico de robos conscientes, vemos Mega Man X realmente como uma versão adulta do pequeno Mega Man clássicos e com melhorias muito bem vindas. Poder turbinar o personagem adicionando peças de uma nova armadura (indo de azul para branco) e, em muitas versões depois, conseguindo até uma Ultimate Armor, vemos que um arsenal maior, é condizente com a realidade atual do futuro dele.

Aliados e vilões marcantes

 

Além do Mega Man X brilhar os outros personagens também conquistam nossos corações, afinal, eu sei que você prefere ir com o Zero porquê o Z-Saber deles é mais OP inicialmente e tudo bem (seu safado). Assim como X, Zero consegue usar os poderes dos chefes e foi icônico na série desde sua estreia em Mega Man X (1993) até ir de arrasta pra cima em Mega Man X5 (2000). Ele chega a voltar misteriosamente e, jogue para pegar bem as ideias depois do leve spoiler.

Outro personagem bem marcante é o vilão Sigma e, para sua surpresa possivelmente, ele era um dos personagens bonzinhos e até atuou como Maverick Hunter com Mega Man X. Um dia, um evento muda muito a sua mente e ele decide se tornar um dos Mavericks e declarar guerra aos humanos e Reploids. Sigma é um dos vilões mais famosos e que mais deu a cara na saga X. Um grande rival para um grande herói.

Bônus: Hadouken!

 

 
Sim, isso mesmo que você leu. Em Mega Man X é possível adquirir o Hadouken, lendário golpe da franquia Street Fighter (também da Capcom) e eternizado nas mãos de Ryu. É trabalhoso mas vale muito a pena.

Em Mega Man X 2 podemos adquirir o Shoryuken, o anti aéreo mais famosos dos jogos de luta e golpe assinatura de Ken Masters, amigo e rival de Ryu em Street Fighter. Em Mega Man X4 vemos o chefe Magma Dragoon utilizar os dois golpes, e gritar os nomes deles, contra nós.

Curtiu? Você também é fã de Mega Man e ainda acredita em um retorno por fora das coletâneas? Deixe seu comentário e vamos conversar.
 
 

Sobre o Autor:
Renan

Buscando trazer alegria para seu povo e ver algumas discórdias, Renan escreve sobre entretenimento na web desde 200X e, criador de sites como NippoNimes, Armadura Nerd, colaboração em grandes sites, e, hoje em dia, está à deriva nos devaneios sobre animes e afins para lhe ajudar em Waka no Sekai e trazendo um pouco da visão caótica do entretenimento ao Estúdio Homies!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.