Header Ads

BGS 2023: PERSONA 5 TACTICA - Análise do Jogo

Os Phantom Thieves retornam em mais um spin-off de Persona 5.

Divulgação Atlus

O Estúdio Homies esteve novamente presente na Brasil Game Show, desta vez com enorme foco no estande exclusivo da SEGA, empresa japonesa que finalmente está investindo no mercado brasileiro de jogos eletrônicos. Recentemente, a mesma abriu contas oficiais brasileiras tanto da empresa quanto da franquia Sonic The Hedgehog, além de confirmar traduções de inúmeros lançamentos tais como Sonic Superstars, Like a Dragon: Infinite Wealth & The Man Who Erased His Name, Persona 5 Tactica e Persona 3 Reload.

Estande da SEGA na Brasil Game Show 2023

E por falar em Persona, o Estúdio Homies teve o prazer de jogar cinco minutos da demo de Persona 5 Tactica, o mais novo spin-off partindo do quinto jogo principal da franquia, Persona 5. O spin-off em questão desvia por inteiro do gênero de combate por turno que marcou tanto seu original, preferindo abordar uma gameplay mais voltada para a estratégia em campo. O resultado é interessante, para se dizer o mínimo, pois Persona 5 Tactica se esforça em seguir sua própria linha, mesmo que não largue a mão dos elementos que marcam o jogo original.

No estande da SEGA, Persona 5 Tactica possuía não somente banners para tirar foto e gravar vídeos em cabines de 360 graus giratórios, como também uma área inteira apenas para testar o jogo, esta dividida com a área de Persona 3 Reload. As pessoas que jogaram a demo de Tactica receberam um pequeno sticker do personagem Morgana, o misterioso gato humanoide que acompanha os Phantom Thieves nas suas aventuras pelo Metaverso.

A demo do jogo consiste em uma batalha, com certos pontos dedicados às instruções de uma nova mecânica que será elaborada mais pra frente. A equipe é formada por Joker, Morgana e a nova personagem conhecida como Erina. Temos então um gostinho de como o jogo em si funciona, que já é bem similar com outros jogos de estratégia em campo tais como Mario + Rabbids. O jogador se locomove em um espaço limitado dependendo de onde está, podendo ficar atrás de objetos no próprio mapa, e dependendo da distância pode atirar num inimigo ou utilizar uma habilidade de sua Persona, ou até atacar fisicamente caso esteja próximo o suficiente. Assim como nos jogos principais de Persona, caso o jogador realize um ataque crítico, o mesmo pode fazer outra ação. Quando todos os personagens da equipe tiverem realizado seus turnos, será a vez do inimigo.

No quesito estético, Persona 5 Tactica puxa um estilo muito mais cartunesco para seu mundo e seus personagens do que outro spin-off da franquia, Persona Q, já fazia. Enquanto Persona Q adaptava seus personagens para algo chibi, em Tactica todos possuem proporções bem mais exageradas e versáteis. Entretanto, essa mudança de estilo artístico não chega a afetar muito a base estética principal de Persona 5, isso é, seu vermelho forte e design mais agressivo no geral, que ainda está presente nos menus de ação, vitória, ataques especiais e afins. A alteração mais notável, mesmo que leve, que a estética teve seria sua inspiração no construtivismo russo, visto em suas letras mais quadriculadas e composição que brinca com a perspectiva.

E por falar em ataques especiais, logo de início na batalha da demo, o jogo introduz uma nova espécie de All-Out Attack, mecânica de Persona 5 em que toda a equipe ataca o inimigo simultaneamente caso o mesmo seja atingido criticamente. Aqui, caso os três personagens da equipe rodeiem o inimigo num posicionamento triangular, o jogador poderá ativar o Triple Threat, onde os três atacam o inimigo simultaneamente e drenam boa parte de sua vida, encerrando então com uma tela especial dos personagens fazendo uma pose, igual ao All-Out Attack original. O inimigo não precisa ser atingido criticamente para realizar este ataque, somente precisa da equipe em posição triangular, algo que parece funcionar até em outros posicionamentos triangulares, pois em certo momento de nossa jogatina os personagens estavam no posicionamento de um triângulo retângulo, sem o inimigo estar no meio, e mesmo assim foi possível realizar o Triple Threat.

Em quesito de narrativa na demo, após concluirmos a fase em questão ao derrotar todos os inimigos, Joker, Morgana e Erina compartilham um pequeno diálogo entre si, onde os dois Phantom Thieves elogiam as habilidades de Erina no combate e sugerem a mesma a se juntar à equipe. Logo em seguida, os três vão para um local mais fechado, aparentemente no interior de um castelo, onde encontram mais inimigos e se escondem. Quando estávamos prestes a começar mais uma luta, o tempo de testar a demo foi encerrado.

Nesse tempo de jogatina, deu para notar o quanto o jogo se esforça para seguir sua própria gameplay de estratégia em campo sem querer ir muito além dessa premissa, porém abraçando certas adaptações para inserir as habilidades de Personas, ataques tais como o Triple Threat e a estética tão aclamada de Persona 5. Em comparação com outros spin-offs, tais como Persona 5 Strikers, Tactica não parece querer trazer mudanças radicais ao seu estilo de jogo, o que pode até pegar os fãs de surpresa. Porém, aqueles que gostam de jogos de estratégia em campo, certamente poderão se divertir com essa nova aventura dos Phantom Thieves. Resta agora ver se o jogo trará mais novidades com o avanço da jogatina ou não.

Para aqueles interessados em retornar às aventuras com os Phantom Thieves mais uma vez em busca de roubar corações, você poderá jogar Persona 5 Tactica no seu lançamento em 17 de novembro de 2023, nas plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.


Sobre o Autor:
Oscar Stefanno Fornari

Editor de vídeo, roteirista, compositor de trilhas sonoras, desenvolvedor de jogos e aspirante a diretor de cinema. Também fã número um do Sonic e de Steins;Gate nas horas vagas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.