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Life Is Strange e o efeito borboleta

Life Is Strange e o efeito borboleta.

Imagem Divulgação

Quem aqui já assistiu ao filme "Efeito Borboleta" ( The Butterfly Effect ) ? Onde o personagem principal, Evan Treborn, possui o poder de voltar ao passado e alterar os acontecimentos. Quando assisti a esse filme em 2004, logo imaginei que se eu pudesse retornar ao meu passado e assim corrigir as rotas da minha vida, talvez eu seria uma outra pessoa. Mas, infelizmente, não nasci com esse dom. Claro, é apenas um roteiro, mas contém muitas metáforas que levam a uma profunda reflexão sobre escolhas e suas consequências.

Existe um game que amo, chamado "Life Is Strange", que joguei logo após seu lançamento. Achei incrível a protagonista ser uma mulher.

"Life is Strange" é um jogo de aventura gráfica interativa desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix. Lançado inicialmente em janeiro de 2015, o jogo se distingue por sua narrativa emocionalmente carregada, mecânicas inovadoras e um foco profundo em escolhas e consequências. O enredo central gira em torno de Maxine "Max" Caulfield, uma jovem estudante de fotografia que descobre ter a habilidade de voltar no tempo, o que a leva a uma jornada de autodescoberta, mistério e drama na pequena cidade fictícia de Arcadia Bay, Oregon.

Max , retorna a Arcadia Bay após cinco anos para estudar em Blackwell Academy. Sua vida muda quando testemunha o assassinato de sua amiga de infância, Chloe Price, no banheiro da escola e, em um momento de pânico, descobre que pode voltar no tempo. Usando essa habilidade, Max salva Chloe, e juntas elas começam a investigar o desaparecimento de Rachel Amber, uma aluna popular de Blackwell que sumiu sob circunstâncias misteriosas.

O jogo explora temas profundos e sombrios, como bullying, depressão, abuso de drogas e a complexidade das relações humanas. Max e Chloe enfrentam desafios pessoais e morais enquanto navegam por essas questões, e as escolhas do jogador influenciam diretamente o desenrolar da história e os destinos dos personagens.

A mecânica de viagem no tempo permite aos jogadores rebobinar eventos e refazer escolhas, adicionando uma camada estratégica ao jogo e permitindo uma exploração mais profunda das consequências das ações de Max. Por exemplo, uma escolha aparentemente banal pode ter ramificações significativas no futuro, forçando os jogadores a ponderar cuidadosamente suas decisões.

Os personagens de "Life is Strange" são um dos pontos altos do jogo, cada um com sua própria história e complexidade. Max é uma protagonista introspectiva e empática, cuja evolução ao longo do jogo é guiada pelas escolhas do jogador. Chloe é uma personagem rebelde e impulsiva, cujo relacionamento com Max é central para a narrativa. A dinâmica entre Max e Chloe é profundamente explorada, revelando uma amizade complexa marcada por amor, ressentimento e lealdade.

Outros personagens incluem Kate Marsh, uma estudante devota que enfrenta bullying severo. Nathan Prescott, um jovem problemático de uma família influente, e Mark Jefferson, um professor de fotografia carismático com segredos sombrios. Cada personagem contribui para a rica tapeçaria da história, e suas interações com Max influenciam a direção do enredo.

"Life is Strange" é visualmente distinto, com um estilo artístico que mistura realismo com toques de aquarela, criando uma atmosfera única. Os ambientes detalhados, desde a paisagem costeira de Arcadia Bay até os corredores da Blackwell Academy, são ricamente elaborados e cheios de detalhes que incentivam a exploração.

A trilha sonora do jogo também merece destaque, apresentando uma seleção de músicas indie que complementam perfeitamente a atmosfera melancólica e introspectiva do jogo. Artistas como Syd Matters, José González e Foals contribuem para a criação de um ambiente sonoro envolvente que ressoa com as emoções dos personagens e os temas do jogo.

"Life is Strange" foi amplamente aclamado pela crítica e pelos jogadores, recebendo elogios por sua narrativa poderosa, personagens bem desenvolvidos e mecânicas inovadoras. O jogo ganhou vários prêmios, incluindo o BAFTA Games Award de Melhor História.

O impacto de "Life is Strange" vai além do entretenimento, provocando discussões sobre temas importantes e sociais. Sua abordagem sincera e sensível a questões como saúde mental, identidade e a complexidade das relações humanas ressoou profundamente com muitos jogadores, solidificando seu lugar como uma obra significativa no mundo dos jogos eletrônicos.

"Life is Strange" não apenas utiliza o efeito borboleta como uma mecânica de jogo, mas também como um tema filosófico. Ele convida os jogadores a refletir sobre a natureza das decisões e como nossas ações, por menores que sejam, podem ter um impacto profundo no mundo ao nosso redor. Através das experiências de Max, o jogo explora questões sobre responsabilidade, moralidade e as incertezas da vida.

Uma das lições mais poderosas de "Life is Strange" é a noção de que nem todas as consequências podem ser previstas ou controladas. Max aprende que, apesar de suas melhores intenções, suas tentativas de manipular o tempo muitas vezes levam a resultados inesperados e dolorosos. Essa lição ressoa com a ideia de que, na vida real, devemos ser cuidadosos com nossas ações e reconhecer que cada escolha tem um peso e uma consequência, mesmo que não sejam imediatamente aparentes.

Há um delicado e sensível contexto LGBTQIA+ na amizade profunda entre Max e Chloe. Elas se reencontram após anos de separação, e a conexão entre elas é imediatamente forte e emocional. O jogo permite que o jogador explore essa amizade, destacando os momentos de apoio, compreensão e lealdade entre as duas.

O relacionamento entre Max e Chloe pode se desenvolver romanticamente dependendo das escolhas do jogador. Há momentos no jogo em que Max pode expressar sentimentos românticos por Chloe, como quando elas compartilham um beijo no episódio quatro, "Dark Room", se o jogador optar por essa linha de diálogo. Esses momentos adicionam uma camada extra de profundidade ao relacionamento delas, permitindo que o jogo explore temas de amor e identidade sexual.

A abordagem do jogo ao amor entre Max e Chloe é inclusiva e respeitosa, tratando como uma parte natural e importante da narrativa. É uma expressão genuína dos sentimentos entre as personagens, contribuindo para a representação positiva da comunidade LGBTQIA+ no mundo dos jogos.

"Life is Strange" teve um impacto significativo na indústria de jogos, especialmente na forma como histórias emocionais e escolhas dos jogadores são integradas em jogos de aventura narrativa. Vários jogos lançados após "Life is Strange" mostram influências claras em termos de narrativa, estilo e mecânicas de escolha e consequência. Jogos como "Before I Forget", "Oxenfree", "Night in the Woods", "Tell Me Why", "The Awesome Adventures of Captain Spirit", "The Walking Dead" (Série), "Thimbleweed Park" e "Twin Mirror" evidenciam essa influência.

Se você nunca jogou "Life is Strange", deveria jogá-lo pelo menos uma vez na vida. É uma experiência única e profunda que combina narrativa, escolhas significativas . E no mundo real é o que todos nós fazemos o tempo inteiro. Nossas vidas são feitas de escolhas, e toda escolha tem uma consequência. São as metamorfoses que passamos a vida inteira.






Sobre o Autor:
Mário

Atriz, Performer, Dramaturga e Roteirista. Estudou interpretação Teatral(Unirio). Graduada em Produção Audiovisual(ESAMC). Apenas uma Artista que vende sonhos em dias cinzentos. E quando os dias não forem tão trevosos, ainda assim continuarei a vender meus sonhos!! Cores, abraços, afetos, lua em aquário...

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