BGS 2022: HONKAI STAR RAIL - Análise do jogo
O Estúdio Homies teve forte participação na Brasil Game Show 2022, visitando diversos estandes e entrevistando as mais diversas pessoas possíveis.
No último dia do evento(12), aproveitamos o tempo restante para passarmos no estande da HoYoverse com o objetivo de testar o mais novo lançamento Honkai Star Rail. O jogo em questão é sequência de Honkai Impact 3rd, e também é o quarto da série Honkai. Ao contrário de seu predecessor que seguia uma mistura de gêneros como hack and slash, plataforma, dungeon crawling, etc, Honkai Star Rail baseia-se num estilo de RPG tático 3D com mundo aberto.
Ao chegarmos na estande da Hoyoverso, nos deparamos com diversos dispositivos tablet ao redor com o jogo pronto para ser rodado, além de dois computadores com um controle de Xbox 360 conectado. Escolhemos jogar nos computadores, e já de cara nos deparamos com um combate em progresso. A equipe é de quatro personagens lutando com um único inimigo, seus ataques são bem fortes e conseguem atingir toda a equipe de uma vez. Familiarizar-se com as mecânicas já no meio de uma batalha foi um pouco complicado, mas tudo se resumiu a conceitos relativamente simples.
O botão A ativava um ataque comum, enquanto o Y parecia investir em outra espécie de ataque, que dependendo do personagem, parecia aplicar um golpe elemental no inimigo. Por mais que parecia ser relativamente fácil, alguns golpes não possuem a mesma eficácia que outro personagem teria, então deve-se estrategizar bastante na escolha de seus personagens pro combate. Quanto mais ataques são aplicados, mais a porcentagem de um ataque especial do personagem é aumentada, e ela poderia ser ativada apertando o gatilho LT, onde logo em seguida o jogador confirmaria seu golpe. Os ataques especiais dos meus personagens variavam de uma barricada de gelo (que aumentava a defesa do grupo), tiros de armas girando que atingiam todos os inimigos, e até o que parecia ser um hackeamento que provocava fortes danos ao inimigo.
Algo muito interessante a se notar é a velocidade e dinâmica do combate. Todos os golpes acontecem em questão de pouquíssimos segundos. Isso inclui os ataques especiais: por mais que sejam extremamente bem animados, a maioria ocorre em questão de um ou dois segundos. E falando nos ataques especiais, você pode ativar o de qualquer personagem a qualquer momento, não importa de quem seja o turno. Além do mais, o turno atual não é pulado depois de um ataque especial, permitindo uma variedade de combos e estratégias caso o jogador saiba o que está fazendo.
Ao sair do combate, fomos recebidos com a ingressão no mundo aberto, uma cidade enorme. Não tivemos muito tempo de explorá-la, pois fomos diretamente pro próximo combate de um “desafio”. Escolhemos os quatro melhores personagens disponíveis (todos na faixa de nível 50 a 60) e iniciamos. A inimiga era uma mulher loira que possuia uma biografia de personagem, porém não nos recordamos exatamente o que estava descrito. Todos os personagens pareciam ter tais biografias, porém só descobrimos de tal função relativamente perto no fim do combate.
Em quesitos de estética do jogo, Star Rail parece se inspirar muito mais no jogo Genshin Impact (também desenvolvido pela Hoyoverso) do que Honkai Impact 3rd e outros predecessores. Sua caixa de diálogo é quase idêntica, além da estética 3D do mundo aberto (tamanhos de personagem, câmera, texturas, iluminação, etc). Os menus de detalhes dos personagens são assustadoramente similares com os de Genshin Impact, ao ponto de me gerarem confusão ao olhar de relance. Até a tela de seleção da equipe me recordou das seleções de Genshin Impact, especificamente nos desafios do abismo.
Brindes do espaço na Brasil Game Show |
Nisso, totaliza-se aproximadamente 15 minutos de jogatina de Honkai Star Rail. Não conseguimos nos aprofundar na história do jogo, tampouco no quesito sonoro (o estande de computador não possuia um fone de ouvido). Porém, o jogo não somente agradou em seu estilo dinâmico, veloz e estratégico de combate, como também foi uma boa diferença comparado com outros jogos de RPG táticos.
Honkai Star Rail está sendo desenvolvido para iOS, Android e Microsoft Windows, porém segue sem data de lançamento definida.
Genshin Impact e a visão do espaço da Hoyoverso na BGS 2023 |
Os brindes disponíveis para os visitantes |
Comentários